(Coleção de) Boudin, quem diria, acabou no Brasil

julho 31, 2010 · Posted in Artes 

por Beto Lyra

Intelectuais de plantão,

Dêem uma lida no caderno Turismo, da Folha do dia 23/07, sobre a Normandia, o berço do Impressionismo, Boudin e Cia. Está ótimo e dá vontade de visitar tudo que é sugerido.

Sobre Boudin, posso contar um caso curioso. Tem umas 15 ou 20 obras dele no Museu Nacional de Belas Artes, do Rio. Vi uma exposição com essas telas no Museu Oscar Niemayer, de Curitiba, em 2004, acho. Mas não é isso que é curioso, e sim o modo como acabaram vindo para o Brasil.

Lá por meados do século XIX, a família de um “playboy” brasileiro da época, que insistia em não fazer nada a sério, mandou-o “estudar” na Europa. O rapaz se instala na França.

Mensalmente, pingava aquela graninha para manter o “estudo”, enviado pela família, que após certo tempo, ansiosa por notícias, começou a querer mais informações sobre o curso que estaria sendo feito.

Curso de pintura, informava o rapaz. Mas, diante de insistentes cobranças de que tipo de estudo, que tipo de trabalho fazia, o rapaz começou a mandar para a família, aqui no Brasil, algumas telas, pintadas por ele, decerto.

A família, de barões do café, ficou impressionada. Os amigos da família, também. O rapaz afinal tinha talento. Pediram mais. O “estudante”, incentivado pela graninha que continuava pingando mês a mês, enviou outras, no total umas 15 ou 20.

Não sei ao certo como e quando descobriram que as telas não eram pintadas pelo pretenso “artista”, mas sim por um francês, impressionista de primeira hora. Também não sei como terminou a história para a família e para o malandro. Houve castigo? Corte de mesada? Não importa.

O que realmente importa é que, décadas mais tarde, a família do playboy doou esses quadros para o Museu Nacional de Belas Artes do Rio que assim ficou com o maior conjunto de obras de Boudin numa instituição pública fora da França.

Eugène Boudin, professor de Monet, mentor do impressionismo e inspirador da malandragem brasileira.

Comments

Leave a Reply