Meninos da vila ou meninos canarinho?

maio 10, 2010 · Posted in Esporte 

por Thais Marques

Thais é publicitária e amante de futebol, esporte que aprendeu a gostar logo cedo com seu avô. Pode-se questionar seu gosto clubístico ou mesmo suas opiniões apaixonadas, mas fica difícil segurar uma discussão com alguém que entende e gosta tanto de futebol.

A partir de agora, Thais vai escrever no Fio Do Bigode, sobre o esporte que nós brasileiros respiramos o tempo inteiro, com a personalidade e o conhecimento que muito marmanjo gostaria de ter.

Como é ano de Copa do Mundo, começa pela convocação da seleção brasileira prevista para esta semana.

O Mestre João Saldanha diria que a menina é “fera”! Eu digo: aproveitem a oportunidade!

Beto Lyra


Os Meninos da Vila querem se tornar os Meninos Canarinho, será que é isso possível?

Todos ficam se perguntando se o Dunga vai convocar alguém. Como todo brasileiro é meio médico e meio técnico, o Neymar já está na seleção. Até outdoor já colocaram para o Dunga enxergar os meninos.

Estamos passando mais uma vez pelo “leva o Romário”, substituído agora por “leva o Neymar”. Será que tem comparação?

É preciso lembrar que não dá para construir um time da noite para o dia. Ainda mais em se tratando de um técnico da escola gaúcha, onde o que importa é o resultado, mesmo que seja de 1×0. Afinal, são 3 pontos e o que ganha jogo e campeonato é a diferença de 1 gol e não o drible.

Numa copa do mundo, onde depois da 1ª fase é mata-mata, será mesmo que o Neymar comeu arroz-feijão suficiente para sentir o peso da Canarinho?

Ok, ok, aí vem alguém e diz que o Ronaldinho Fenômeno foi novo para a seleção e eu volto a perguntar: dá pra comparar? E eu não estou dizendo só de jogar bola não, estou falando de temperamento em campo. Se o Neimar fizer dancinhas e firulas num jogo contra os argentinos, será que ele sai vivo? Acho que não…

Vamos pensar no Dunga. Preparou por quatro anos uma seleção e conseguiu os resultados. Independentemente de gostarmos ou não dos jogos, o fato é que ele conseguiu. A escola dele é boa. Mas, da mesma forma que o Felipão não acatou 190 milhões de pessoas pedindo o Romário, que o Mano Menezes não acata o clamor da torcida pela escalação do Ronaldo, Dunga também não dá muita bola para a torcida. Coisa de sulista. Até o Muricy aprendeu essa forma de comandar quando era técnico no sul.  A frase dos quatro é mais ou menos a mesma: “não precisa jogar bonito, o importante é ganhar, nem que seja de meio a zero”.

Então eu volto a perguntar: será que o Neymar será convocado? Acho que não, ele ainda tem que amadurecer bastante para chegar numa seleção e fazer bonito.

Não, não sou gaúcha, sou uma paulistana, amante do futebol.

Comments

Leave a Reply