Projetos futuros

março 16, 2010 · Posted in Artes 

por Paulo Gil

Outro dia vi a foto de uma amiga do tempo da escola. Tinha os cabelos brancos. Fiquei assustado. Lembrei-me de mim com cabelos; e dos dela: eram castanhos.

É difícil, às vezes, ver o amigo de infância com cabelos brancos.

Foi destes momentos em que “a ficha cai” em que a noção do tempo bate à porta.

Quando vemos alguém que nos conheceu quando éramos outro, por um momento respiramos novamente aqueles ares. Depois, graças ao que seja, voltamos para onde estamos. Prontos para a foto de agora.

A fotografia realmente pode ser um espelho com memória. A gente se reconhece não apenas na foto em que estamos “presentes” mas naquelas em que não estamos porém de alguma maneira por ali estávamos. Conhecíamos as personagens, respiramos os ares daqueles momentos.

Ler uma foto depende do lugar da história em que estamos. Adoro isso. Olho para mim na foto e tenho aquela impressão de ter sido outro. Ainda bem!

Por vezes envelhecer me deixa meio acabrunhado no entanto descubro, pouco a pouco, que este saber – tornar-se maior, como dizem os espanhóis – é a grande arte.  O que nos dá a perspectiva de futuro.

Ao contrário de um álbum de fotografias:  história acumulada. Adoro fotografar, mas, no que diz respeito às fotos pessoais,  não tenho um álbum, tenho caixas cheias de imagens a serem re-descobertas.

Isso tudo me trouxe um pequeno caso: meu tio foi almoçar outro dia em casa de minha mãe. À saída do prédio, encontrou um velho amigo que lhe disse: “Olá! Como vai?  Precisamos nos encontrar para lembrar o passado!” Ao que meu tio respondeu: “Lembrar o passado não! Pensar nos projetos que temos para o futuro!”

É isso. Quais as fotos a serem feitas?

Qual futuro pretendo seja um dia parte de minha memória?

Bom ter mestres da vida, como meu tio, assim, ao alcance da mão. Mantém viva aquela deliciosa “angustia” das infinitas possibilidades que existem quando estamos diante de  um papel em branco ou  olhando através do visor de uma câmera.

Comments

Leave a Reply