Velho Mundo vs. Novo Mundo, o filme

abril 18, 2010 · Posted in Cinema, Lazer 

por Beto Lyra

No post Velho Mundo vs. Novo Mundo, Pedrão contou um pouco sobre o reconhecimento mundial ao vinho californiano e o surgimento da grande rivalidade entre produtores norte-americanos e franceses.

Com isso, acabei me lembrando de que no ano passado assisti pela primeira vez a “Bottle Shock”, filme baseado em fatos reais, que retrata os tempos iniciais da indústria do vinho na Califórnia, na década de 1970, principalmente a famosa competição entre os vinhos do velho e do novo mundo, idealizada e feita por Steven Spurrier, um comerciante de vinhos francês.

Foi em 1976 que Spurrier (Alan Rickman, o Prof. Severus, de Harry Potter), entediado e em apuros com o fraco nível dos negócios em sua loja de vinhos em Paris, foi até o Vale do Napa para identificar o que de melhor era produzido em termos de vinho para levá-los a Paris e submetê-los ao julgamento comparativo com os melhores da produção francesa, por um júri formado apenas por conhecedores franceses.

No Vale do Napa, visita vários produtores, entre eles Jim Barrett (Bill Pullman, de Independence Day), um ex-executivo que abandona tudo para investir no sonho de sua vida: tornar-se produtor de vinho.

Bem, daí que ele tem um filho, Bo (Chris Pine, o Capitão Kirk no recente Star Trek), com quem luta boxe para acertar desavenças cotidianas, este tem uma amiga que possui um bar, Eliza Dushku, que coordena um jogo de degustação com Gustavo Brambilla (Freddy Rodriguez, do seriado Sete Palmos), gerente do Chateau Montelena. Esse trio é o centro dos fatos que acabam determinando o destino dos Chardonnays da Califórnia. Há também Sam Fulton (Rachel Taylor), a amiga que gosta de Bo e Gustavo, mas não interfere na história.

Spurrier leva vinhos de 6 produtores para a tal degustação. Confrontados com 4 diferentes vinhos da Borgonha, até então os únicos de origem controlada, os californianos (das mesmas castas de uvas que os franceses) se dão melhor. Isso, é claro, você já sabia. O que talvez não soubesse é o que significa Bottle Shock.

Bottle Shock é o termo usado para se referir ao efeito que o engarrafamento tem sobre o vinho e é precisamente isso que dá origem ao destino desta história.

O filme merece ser visto preferencialmente acompanhado por um bom Chardonnay indicado, é claro, pelo degustador oficial do Fio Do Bigode, também conhecido por Pedrão.

Por fim, você pode tentar identificar no filme o verdadeiro Jim Barrett, proprietário do Chateau Montelena, que aparece como um dos produtores que fornecem amostras de vinhos para o concurso a Alan Rickman. Também o verdadeiro enólogo do Chateau, Mike Grgina, que foi o responsável pelo premiado Chardonnay Montelena 1973, aparece em várias cenas, inclusive na que Barrett prova uma amostra do vinho direto do barril.

Comments

Leave a Reply