Legalizar ou não as drogas?

maio 30, 2010 · Posted in Mundo 

por Beto Lyra

O tema legalizar ou não as drogas realmente é controverso. Há inúmeras teorias, opiniões e desejos envolvendo essa questão. Há também interesses que se agregam em torno de correntes educacionais, direitos do cidadão et cetera. O que fazer com as drogas?

Comecemos por informações aceitas como verdadeiras:

  • o consumo de drogas tem subido;
  • o número de usuários também;
  • o volume de dinheiro envolvido tem crescido;
  • as mortes pelo uso de droga também;
  • a violência nas ruas tem aumentado;
  • os confrontos entre polícia e traficantes também.

Como bom assunto polêmico que é, não há uma certeza ou verdade única sobre ele. Todos ouvimos quase sempre a mesma coisa como identificação desse problema e também sobre o que deve ser feito para evitar o desastre que se anuncia para a próxima geração. Mas outro dia ouvi opinião diferente: “droga deve ser uma questão de saúde pública e não de polícia. Assim, deve-se legalizá-la  porque o numero de mortes cairá”. E a justificativa é que com a legalização, embora devam aumentar as mortes pelo maior e livre consumo de drogas, acabam as mortes nos confrontos polícia vs traficantes e nas guerras entre quadrilhas. Pelo raciocínio, os usuários de drogas não mais seriam perseguidos pela Lei, mas sim atendidos pelas agências de saúde, encarregadas de tratar e apoiar tais pessoas.

Adicionalmente, li ontem na Folha de S. Paulo, que nem todo usuário de droga é viciado e que, portanto, é capaz de determinar quando e quanto quer consumir, controlando os efeitos da droga. Não seria, portanto, considerado viciado.

Dessa maneira, a quantidade de pessoas a ser cuidada por órgãos de saúde do governo não seria tão grande e seria possível atendê-las com recurso e atenção adequadas. Então parece que ficaria fácil resolver. Mas quem terá coragem de implantar isso? E se não for tão simples assim? O que fariam os fabricantes e traficantes de drogas? Reagiriam à eminente queda de um império econômico?

Alguém, como perguntaria Garrincha, vai combinar algo com eles antes dessa alteração?

Comments

Leave a Reply